segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Glândulas Salivares

A presença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas de maltose (dissacarídeo). Três pares de glândulas salivares lançam sua secreção na cavidade bucal:

Papilas fungiformes na parte dorsal da língua com aumento de 100x: Em tais papilas que apresentam uma forma arredondada como fungos, o epitélio estratificado pavimentoso e logo abaixo o tecido conjuntivo frouxo. A mucosa lingual na parte dorsal da língua apresenta-se irregular pela presença das papilas linguais e logo abaixo do tecido conjuntivo frouxo da mucosa lingual podemos observar o tecido muscular estriado esquelético.

Glandula Salivar com o aumento total de 100x: Neste campo microscópico é possível observar-se os lóbulos da glândula com ácinos serosos bem corados e ductos em corte transversal.


Glândula parótida - Com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha.
Glândula submandibular - É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.
Glândula sublingual - É a menor das três; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário